Como fazer em casa papinhas para bebê e quando dar comida?

 Esta postagem é para minha amiga Adriana Monteiro, demorei tanto a escrever que o filho dela já está quase na feijoada kkkkkk

*************
Essa fase das vidas de mãe e filho é muito tensa. Para a mãe é a prova que seu bebê está crescendo, não que a gente não queira que eles cresçam, mas é uma sensação de que ele vai se tornando independente e isso para uma mãe é esquisito. Quem ainda não tem bebê pode achar bobeira; aaah, mas quando tiver saberá do que eu falo.

Existem várias maneiras de fazer a papinha, essa maneira aprendi com a minha mãe e não me arrependo, se for útil para alguém fico feliz. Antes mais nada ESCUTE fielmente a sua mãe, sua avó OU sua sogra (com moderação). Também ouça a pediatra da sua criança, espero que você tenha escolhido uma mulher que tenha filhos, ao menos assim, você será bem orientada. Preconceito com médico ou médica sem filhos?
Não! Apenas é uma opinião e afinal de contas quero pagar um profissional que seja como eu quero. Pago, exigo.
Bom, seguindo as orientações fiz assim: aos 5 meses completos comecei a dar a papinha doce e aos 6 meses completos a salgada.
Papinha doce: o doce é por conta do açúcar das frutas, nada mais do que isso.
Por exemplo, banana prata: divida a banana em 3 partes, use a parte do meio. Tire a casca, lave e seque com pano de prato. Agora corte ao meio e você verá as sementes da banana, tire esse miolo todo. O restante (da parte que vocêc tirou as sementes) amasse com um garfo, fazendo uma papinha e dê a sua criança.  MUITO IMPORTANTE O HORÁRIO porque assim você já estará estabelecendo regras e horários em seu lar:
 1) Já foi dado mama e banho de sol
 2) Banho
3) Papinha
4) A criança vai tirar uma soneca.
Siga a sua rotina e às 16h, novamente papinha doce. Podem ser usadas algumas frutas, mas você não vai dar morango, abacaxi. Kiwi, amora para seu bebê!! Indico para começo: banana, maçã, mamão, pêra…. O que você não der diretamente pode ser feito suco, sempre evitei abacaxi.
Papinha salgada: sempre servi para meu filho 3 dias a mesma papinha e depois trocava os legumes. Compre músculo, lave e corte pedaços generosos e congele. Assim você sempre terá a carne garantida da papinha que é necessária.
Sempre usei 5 ou 6 legumes por vez, fazendo a variação e colocando um folha de verdura por vez também. Uma receita de papinha: 1 mandioquinha salsa, 1 inhame (pequeno), 1 pedaço de abóbora, ½ cenoura, ½ beterraba,  uma folha de alface. Uma colher de (café) de arroz cru lavado e um pouquinho de macarrão (macarrão  parafuso, 5 parafuso por exemplo).
Numa panela coloque um pouquinho de óleo e coloque a carne temperada com uma pitadinha de sal. Deixe dourar. Coloque todos os ingredientes, mexa e coloque bastante água até cobrir tudo, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Se for necessário coloque mais água. Depois uns 40 minutos, retire do fogo, AMASSE com o garfo, deixe esfriar e dê ao bebê.
Já na segunda semana, você pode acrescentar depois que dourou a carne, ½ dente de alho e fazer a receita normalmente.
No próximo mês, você já pode acrescentar um caldo de carne ou galinha na papinha. E o caldo de feijão que será cozido com beterraba.
Cozinhar feijão com beterraba: coloque na panela uma beterraba, sem casca, lavada e picada. Cozinhe normalmente o feijão. Depois de cozido, tire os pedaços da beterraba jogue fora e deixe aquele caldo lá. Tempere normalmente seu feijão e COE o caldo na papinha, mais ou menos 2 ou 3 colher de caldo por papinha.
Depois que você introduzir a papinha salgada, a doce vira sobremesa.
*********** Sobre as papinhas da Nestlé, deixe como opção quando você sair de casa, tanto a doce como salgada.
Horários: almoço às 10h 30m e jantar às 16h.

Quando dar comida? Eu só dei comida para meu filho com 11 meses. Arroz bem cozido feito com legumes, caldo de feijão e carne de boi ou frango (temperado, cozido e desfiado). Nesse tempo comecei a dar suco de soja.

5 comentários em “Como fazer em casa papinhas para bebê e quando dar comida?

  1. Oi flor, adorei esse post.

    Brigadinha pela visita e pelo carinho, é verdade, não somos ninguém sem nossa família e amigos.

    Beijos e seja sempre bem vinda.

  2. Galvão disse:

    papinha da Nestlé é muito caro…. Vi que a de Ameixa é praticamente maçã com “aroma” de ameixa…

    Ah, e tive que dar ameixa pro bebê, pq ele sofre por ser ressecado. Cozinhamos a ameixa, usamos a água para fazer o leite, picamos a ameixa, misturamos com pera amassada (ele adora pera) e mucilon (recomendação médica) e ele come tudo. Tem sido mto melhor ir no verdureiro do que gastar horrores com a Nestlé.

  3. Galvão disse:

    Falta de atenção minha. Li ameixa onde está escrito amora… kkkkkkkkkkkk

  4. Perdi a foto, mas eu tinha aqui a receita da ameixa pra intestino. O mucilon prende o intestino, por isso é bom só um pouquinho pra dar sabor no leite, que se for de lata tb prende .

    A papinha da Nestlé, tem que ser exceção, melhor ir à feira mesmo🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s